A Coleta Seletiva se trata do recolhimento de resíduos sólidos pelo seu tipo de material, seja domiciliar, hospitalar, comercial, agrícola ou industrial. Esses resíduos são destinados à reutilização, reaproveitamento, reciclagem, compostagem, tratamento ou destinação final adequada.
Exemplo de Reciclagem:
Vidro - pode ser reciclado inúmeras vezes. Ele é derretido para ser novamente utilizado em novas embalagens de vidro e cerâmicas. Vidros reciclados são misturados com matéria-prima nova, e em média as garrafas de vidro são compostas em cerca de 60% de vidro reciclado. Dependendo da cor, esse percentual ainda pode chegar a 90%.
Exemplo de Reutilização:
Caixa de Leite - há a possibilidade de ser reutilizada como vaso para mudas, porta-treco, peso para porta e forma para gelo.
Exemplo de Compostagem:
Resto de alimentos, como casca de ovo, banana, frutas, legumes, verduras, esterco de animais, folhas e madeiras. É um processo no qual se procura reproduzir algumas condições ideais (de umidade, oxigênio e de nutrientes,
especialmente carbono e nitrogênio) para favorecer e acelerar a degradação dos resíduos de forma segura (evitando a atração de vetores de doenças e eliminando patógenos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário